Interim Management & Consulting

“Médico de emergência” para empresas industriais no Brasil e no mundo que se encontram em dificuldades.

Se você tem, pelo menos, um problema sério em sua empresa e está procurando suporte competente e ações corretivas o mais rápido possível, então você está no lugar certo!

idiomas

Alemão, Inglês, Portugues, Espanhol, Francês

Sobre o klaus

Diretor geral com muitos anos de experiência em gestão internacional (Alemanha, Espanha, Mexico, Brasil) em diversos setores industriais, incluindo gestão de fábrica e vendas, otimização da cadeia de suprimentos, desenvolvimento de negócios, inovação e gestão de portfólio de produtos com excelente reputação e rede de contatos profissionais.

Competências especiais

Análise, construção, otimização e liderança de times de gestão

Reestruturação, turnaround assim como geração de crescimento de faturamento e lucros

Representação e divulgação da empresa em comitês e associações nacionais e internacionais, incluindo participação em palestras, painéis e mesas redondas durante eventos

Participação ativa em projetos internacionais em conjunto com a matriz da empresa e outras subsidiárias dela.

LINHA DO TEMPO

UMA JORNADA DE SUCESSO E LIDERANÇA

16 anos

16 anos na desenvolvedora e fabricante alemã Henkel, líder e de sucesso global de produtos de marca para consumidores finais e clientes industriais de diversos segmentos de mercado,  incluindo funções de Gerente de Projeto, Chefe de Departamento de Engenharia, Diretor Técnico e, mais recentemente, Diretor Administrativo da fábrica da Schwarzkopf & Henkel La Toja em La Coruña, Espanha.

3 anos

Durante 3 anos – em estreita cooperação com a sede corporativa alemã e a sede regional para vendas na América do Norte nos EUA – Diretor Administrativo e Gerente de Fábrica da subsidiária mexicana da ElringKlinger, um dos principais parceiros de sistemas do mundo para a indústria automotiva, especializado em mobilidade elétrica, soluções leves, tecnologia de vedação e blindagem e ferramentas.

3 anos

Durante 3 anos Diretor Administrativo responsável pela construção de uma fábrica de montagem completamente nova para peças interiores de veículos no centro do México do Grupo BOS, um dos líderes mundiais no desenvolvimento e a fabrição de sistemas inovadores de mecatrônica, cinemática e plástico para automóveis. Desde o lançamento da obra, passando pela relocalização de toda a produção para todos os clientes OEM da América do Norte dos EUA, até à conclusão bem-sucedida do comissionamento.

6 anos

FABRIMA/OYSTAR

Gerente Geral Interino da Fabrima Maquinas Automáticas,fabricante líder nacional de máquinas de embalagem para as indústrias farmacêutica e alimentícia, subsidiária brasileira do grupo alemão Oystar (ex IWKA), durante o processo de M&A de 6 meses até a transferência bem sucedida para o novo proprietário.

6 anos

6 anos como Diretor Administrativo e Diretor de Fábrica para (um após o outro) dois fornecedores automotivos alemães que são líderes de mercado e de tecnologia no mundo nos segmentos (componentes para o “power train” resp. o interior de automóveis) deles 4 anos como Diretor Administrativo e Diretor de Planta da filial brasileira da divisão de trocadores de calor do grupo alemão GEA.

10 anos

10 anos como Presidente da filial brasileira do grupo familiar alemã VULKAN, de médio porte, com responsabilidade de vendas para toda a região da América Latina, incluindo México, América Central e Caribe, responsabilidade de gerenciamento de fábrica e responsabilidade pelo Departamento de Desenvolvimento de Produtos, Processos e Aplicações.

LINHA DO TEMPO

UMA JORNADA DE SUCESSO E LIDERANÇA

16 anos

16 anos na desenvolvedora e fabricante alemã Henkel, líder e de sucesso global de produtos de marca para consumidores finais e clientes industriais de diversos segmentos de mercado,  incluindo funções de Gerente de Projeto, Chefe de Departamento de Engenharia, Diretor Técnico e, mais recentemente, Diretor Administrativo da fábrica da Schwarzkopf & Henkel La Toja em La Coruña, Espanha.

3 anos

Durante 3 anos – em estreita cooperação com a sede corporativa alemã e a sede regional para vendas na América do Norte nos EUA – Diretor Administrativo e Gerente de Fábrica da subsidiária mexicana da ElringKlinger, um dos principais parceiros de sistemas do mundo para a indústria automotiva, especializado em mobilidade elétrica, soluções leves, tecnologia de vedação e blindagem e ferramentas.

3 anos

Durante 3 anos Diretor Administrativo responsável pela construção de uma fábrica de montagem completamente nova para peças interiores de veículos no centro do México do Grupo BOS, um dos líderes mundiais no desenvolvimento e a fabrição de sistemas inovadores de mecatrônica, cinemática e plástico para automóveis. Desde o lançamento da obra, passando pela relocalização de toda a produção para todos os clientes OEM da América do Norte dos EUA, até à conclusão bem-sucedida do comissionamento.

FABRIMA/OYSTAR

Gerente Geral Interino da Fabrima Maquinas Automáticas,fabricante líder nacional de máquinas de embalagem para as indústrias farmacêutica e alimentícia, subsidiária brasileira do grupo alemão Oystar (ex IWKA), durante o processo de M&A de 6 meses até a transferência bem sucedida para o novo proprietário.

6 anos

6 anos como Diretor Administrativo e Diretor de Fábrica para (um após o outro) dois fornecedores automotivos alemães que são líderes de mercado e de tecnologia no mundo nos segmentos (componentes para o “power train” resp. o interior de automóveis) deles 4 anos como Diretor Administrativo e Diretor de Planta da filial brasileira da divisão de trocadores de calor do grupo alemão GEA.

10 anos

10 anos como Presidente da filial brasileira do grupo familiar alemã VULKAN, de médio porte, com responsabilidade de vendas para toda a região da América Latina, incluindo México, América Central e Caribe, responsabilidade de gerenciamento de fábrica e responsabilidade pelo Departamento de Desenvolvimento de Produtos, Processos e Aplicações.

SERVIÇOs

Assumo mandatos de gestão interina para missões de curto, médio e longo prazo dentro do Brasil, sempre em estreita coordenação com meus respectivos clientes.

Com base numa análise rápida da situação e necessidades, apresento aos meus clientes propostas detalhadas sobre o escopo das medidas a realizar no caso da minha contratação e me ponho disponível a curto prazo pelo início da realização.

Exemplos de tarefas típicas

Assumir a gestão interina da empresa respectivo da fábrica

Análise, criação de planos de renovação, incluindo reestruturação, downsizing, turnaround etc.

Gestão de projetos de relocação, fusões ou encerramentos de empresas ou fábricas

Suporte pelos donos resp. acionistas durante processos M&A

Referências de clientes

SUCESSOS COMPROVADOS EM GESTÃO INTERINA E TRANSFORMAÇÃO EMPRESARIAL

2010/2011

Oystar Group/FABRIMA

Em nome do então fabricante líder global de tecnologias de embalagens para as indústrias farmacêutica e alimentícia, assumi total responsabilidade de gestão no local da fábrica da Fabrima como Gerente Geral Interino e gerenciei o processo de M&A desde o início até sua conclusão bem-sucedida, incluindo a transferência da fábrica para o novo proprietário, em estreita cooperação com meus clientes na Alemanha.

2010/2011

GEA HEAT EXCHANGES

Devido a uma situação de emergência, fui nomeado Gerente Geral Interino da divisão de trocadores de calor para administrar a subsidiária brasileira e assumido como Diretor Administrativo permanente após algumas semanas. 

Escopo de tarefas: Reestruturação da planta, otimização da equipe de gestão, negociações e re-negociações de grandes contratos e projetos com clientes-chave da GEA do Brasil na indústria brasileira de petróleo e gás.

2014

VULKAN DO BRASIL

Devido à situação de emergência urgente na VULKAN do Brasil, fui simultaneamente Diretor Administrativo (CLT) da GEA do Brasil e Diretor Administrativo Interino da VULKAN do Brasil por 4 meses, antes de deixar a GEA – por mútuo acordo com ambas as empresas – e ingressar finalmente na VULKAN do Brasil como Presidente (CLT).

E
scopo de tarefas: Reestruturação completa, estabelecimento de uma nova equipe de gestão, transformação LEAN da planta, expansão das vendas na América Latina e estabelecimento de um departamento de desenvolvimento de produtos.

VIDA PESSOAL

Nasci em 21 de julho de 1957 na aldeia florestal de Ramsen, na região do Palatinado, na Alemanha. Quando eu tinha 12 anos, me mudei para a cidade de Mannheim com minha mãe e meus dois irmãos e lá me formei no ensino médio.

  • Após o serviço militar obrigatório, estudei engenharia química na Universidade Técnica (hoje: Instituto de Tecnologia de Karlsruhe – KIT) em Karlsruhe.

  • Desde 1985 trabalho e vivo na Europa (Alemanha, Inglaterra, Itália, França e Espanha), México e – permanentemente desde 2009 – no Brasil.

Divorciei-me em 2000, após 10 anos de casamento, e casei-me novamente e felizmente desde o final de 2003.

Tenho três filhos adultos do meu primeiro casamento na Alemanha, um filho comum no meu casamento atual e vivemos junto – como nosso próprio filho – com o filho adulto do primeiro casamento da minha esposa.

APARÊNCIA PÚBLICA

Como diretor-geral das filiais estrangeiras alemãs em Espanha, México e Brasil, compreendi desde cedo a importância de estar bem interligado a nível local, regional e internacional e da minha responsabilidade de promover ativamente as empresas pelas quais fui responsável junto dos respetivos públicos, incluindo fazer ativamente a “venda” social.

Há muitos anos tenho sido muito ativo na comunidade alemã, profissional e social em todo o mundo, mas é claro, especialmente no Brasil, fui membro de vários conselhos de associações profissionais e industriais, etc., por muito tempo.

É por isso que me vejo com algum direito de me considerar um pioneiro nos temas das redes sociais, influenciadores e ESG, todos temas que me fascinam desde o início e que considero realmente cruciais para a gestão e o sucesso das empresas.

AMÉRICA LATINA

Fortalecimento do negócio existente e expansão massiva na região toda da América latina (México, Ámerica Central, Caribe, Ámerica do Sul) incluido viagens para Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru, Ecuador, Colombia, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Panama, Costa Rica, Nicaragua, Honduras, El Salvador, Guatemala e México.

Análise e exploração de mercado; construção de redes de contatos; participação em eventos públicos importantes como feiras e congressos; adesão ativa em associações profissionais buscar, escolher e liderar parceiros de vendas locais; suporte para vendas

África Subsaariana

Desenvolvimento de negocios na região toda da África Subsaariana (48 paises) incluido viagens para Africa do Sul, Botsuana, Zimbábue, Moçambique, Zâmbia, Angola, Guiné, Gana, Congo (DRC) e Tanzânia.

Análise e exploração de mercado; construção de redes de contatos; participação em eventos públicos importantes como feiras e congressos; adesão ativa em associações profissionais; buscar, escolher e liderar parceiros de vendas locais.

Reestruturação e expansão da subsidiária local na África do Sul com foco no fortalecimento da equipe local de vendas e engenharia e criação de uma instalação pela execução de serviços técnicos e pós vendas; suporte para vendas

email

mande um e-mail agora para

kfhservicesbrasil@outlook.com

Telefone

mande um e-mail agora para

(81) 98831-9323

LINKEDIN

mande um e-mail agora para

/linkedin

XING

mande um e-mail agora para

/xing

site desenvolvido por

FOTOGRAFIA por

Todos os direitos reservados © 2024

KFH IM & Consulting Services Ltda

CNPJ: XXX.XXX.XXX-0001-XX